sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Dúvida: fazer progressiva ou usar chapinha direto?!

Meninas, há um tempinho atrás uma amiga (obrigada Bianca linda!) veio tirar uma dúvida comigo e com a Letícia (minha melhor amiga e cabeleireira também) e achei super válida a dúvida dela a ponto de postar pra vocês. Acho que deve valer para muitas de vocês (quem não sabe eu sou formada cabeleireira e atuei 4 anos).

A dúvida era: ela faz chapinha direto e reto, e claro, o cabelo está ficando muito ressecado (ela não hidrata); o que era melhor: fazer uma progressiva ou continuar com a chapinha?!

Bom, vou responder exatamente como disse a ela.


Do MEU ponto de vista pessoal:
  • NÃO FAÇA PROGRESSIVA JAMAIS!!! Gente, essa história de que não tem formol é tudo mentira. Já fiz um post bem completo sobre isso aqui e não vou repetir, pois ficará longo. Mas é tudo enganação. O formol cai sim na corrente sanguínia, sem contar nos pulmões e, ao longo do tempo, você vai SIM desenvolver muitos problemas. Gente, a vida é muito curta pra criar problemas por causa de um cabelo liso. As progressivas que eles dizem ter hoje, sem formol, realmente algumas existem, mas as que eu trabalhei, não gostei, não dá um efeito natural no cabelo, e pra quem pinta dá um desbote muito grande e feio. Em resumo é isso.
Do MEU ponto de vista profissional (cabeleireira):
  • SIM, FAÇA PROGRESSIVA! Claro, se eu fosse cabeleireira eu diria isso no meu salão pra ganhar em cima de você, pois é um tratamento caro. Mas a progressiva, realmente, tem muita queratina (um dos compostos do fio capilar), o que - a princípio - vai dar uma sensação e aparência de cabelo tratado. Ela realmente trata o cabelo.
Mas afinal, o que fazer?
 A progressiva tem muito mais coisas ruins do que boas. Não é só a questão da saúde (se é que isso já não é o bastante para te convencer). A progressiva, por ter a queratina como eu disse, isso, ao longo do tempo, vai acumulando no fio capilar e criando uma camada, uma barreira que seu cabelo começa a ficar duro. É onde ele começa a quebrar. Eu diria que na 3 ou 4 progressiva seguida, principalmente a que é feita em menos de 3 meses, já faz isso. Essa mesma camada que faz quebrar o fio, também impede que hidratações feitas penetrem os nutrientes no interior do fio. Ou seja, hidratação jogada fora. "Ah, mas eu sinto meu cabelo mais sedoso". Ok! Os óleos que contém nas hidratações ficam sim na parte de fora do fio, deixando seu cabelo não sedoso, mas oleoso, isso não é sinônimo de hidratado!
Então, a progressiva só tem males ao longo do tempo. Sai correndo desse procedimento.

Então o ideal é ficar usando a chapinha?! Não! O ideal é você assumir o cabelo que tem e manerar um pouco em tudo que é fonte de calor. Use a chapinha com os produtos certos para proteger seu fio do calor e não terá problema, mas também use-a só no fim de semana, por exemplo. Diminua. Faça mais rabo de cavalo, tranças, use arquinhos, presilhas... Enfim, tem tantos acessórios que podem ajudar a ficar com um cabelo bonito durante a semana.
E não se esqueça NUNCA: faça muita hidratação!!!!! 1 vez por semana é obrigação. Se não, não tem cabelo que resiste!
 
Ok?! Qualquer dúvida me escrevam, mas acho que expliquei tudo.
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, será um prazer sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...